Tipologias de Ambulâncias

29 Julho 2020

Portaria n.º 1147/2001

Tipologias de Veículos de Emergência

Entende-se por ambulância todo o veículo que, pelas suas características, equipamento e tripulação, permite a estabilização e ou transporte de doentes.

Tipos de ambulância – O transporte de doentes por via terrestre pode ser efectuado com os seguintes tipos de ambulância:

Tipo A – ambulância de transporte – todo o veículo identificado como tal, equipado para o transporte de doentes que dele necessitem por causas medicamente justificadas e cuja situação clínica não faça prever a necessidade de assistência durante o transporte.

Estes veículos podem ser do:

Tipo A1 – ambulância de transporte individual, destinada ao transporte de um ou dois doentes em maca ou maca e cadeira de transporte;

Tipo A2 – Ambulância de transporte múltiplo, destinada ao transporte de até sete doentes em cadeiras de transporte ou em cadeiras de rodas.

Tipo B – Ambulância de socorro – todo o veículo identificado como tal cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de suporte básico de vida destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte.

Tipo C – Ambulância de cuidados intensivos – todo o veículo identificado como tal cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de suporte avançado de vida destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte

PEM – Posto de emergência médica (PEM) – ambulâncias, em tudo semelhantes às Tipo B, que fazem parte do Sistema Integrado de Emergência Médica. Estas ambulâncias de emergência são adquiriras por Corporações de Bombeiros ou Delegações da Cruz Vermelha através de um protocolo com Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Por norma são atribuídos 75 novos PEM por ano pelo INEM a Corporações/Delegações.

 

Designação Visual
Apesar do nome comum ser “Tipo x”, nas ambulâncias é usada na legenda operacional as seguintes designações:

Tipo A1ABTD  – Ambulância de Transporte de Doentes 

Tipo A2ABTM – Ambulância de Transporte Múltiplo 

Tipo B  ABSC – Ambulância de Socorro

Tipo CABCI – Ambulância de Cuidados Intensivos

 

Decreto : https://dre.pt/pesquisa/-/search/614364/details/maximized
Diário da República n.º 226/2001, Série I-B de 2001-09-28

 

Notícias Relacionadas

Auto Ribeiro eleita Mercedes-Benz VanPartner

Ler Mais
ambulance france

Novas ambulâncias a caminho da ARFrance

Ler Mais
pem inem auto ribeiro

Novo PEM de Samora Correia

Ler Mais