Tipologias de Ambulâncias

29 Julho 2020

Portaria n.º 1147/2001

Tipologias de Veículos de Emergência

Sabias que a Auto Ribeiro Lda é o maior fabricante de ambulâncias em Portugal e é líder no mercado nacional na transformação de veículos? Como especialista no assunto deixamos aqui algumas informações sobre as ambulâncias portuguesas.

Entende-se por “ambulância” todo o veículo tripulado por, no mínimo, dois elementos habilitados para a prestação de cuidados, e destinado ao transporte de, pelo menos, um doente em maca e, “Veículo dedicado ao transporte de doentes” (VDTD) todo o veículo ligeiro, destinado ao transporte de doentes cuja situação clínica não impõe, previsivelmente, a necessidade de cuidados de saúde durante o transporte.

Tipos de ambulância – O transporte de doentes por via terrestre pode ser efetuado com os seguintes tipos de ambulância:

Tipo A: ambulância de transporte de doentes — é uma ambulância concebida e equipada para o transporte de doentes cuja situação clínica não faz prever risco instalado, ou iminente, de falência de funções vitais, que podem ser dos seguintes tipos:

Tipo A1: ambulância de transporte individual — destinada ao transporte de um doente em maca, banco ou cadeira de rodas, e de um acompanhante;

Tipo A2: ambulância de transporte múltiplo — destinada ao transporte de um ou mais doentes em maca (s), banco (s) e/ou cadeira (s) de rodas, e do (s) seu (s) acompanhante (s).

Tipo B: ambulância de emergência — é uma ambulância concebida e equipada para o transporte e prestação de cuidados de emergência médica a doentes urgentes e emergentes;

Tipo C: ambulância de cuidados intensivos — é uma ambulância concebida e equipada para o transporte não urgente com prestação de cuidados de suporte avançado de vida a doentes cuja sobrevivência, por disfunção ou falência profunda de um ou mais órgãos ou sistemas, depende de meios avançados de monitorização e terapêutica.

PEM – Posto de emergência médica (PEM) – ambulâncias, em tudo semelhantes às Tipo B, que fazem parte do Sistema Integrado de Emergência Médica. Estas ambulâncias de emergência são adquiriras por Corporações de Bombeiros ou Delegações da Cruz Vermelha através de um protocolo com Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

 

Designação Visual
Apesar do nome comum ser “Tipo x”, nas ambulâncias é usada na legenda operacional as seguintes designações:

Tipo A1 – ABTD  – Ambulância de Transporte de Doentes

Tipo A2 – ABTM – Ambulância de Transporte Múltiplo

Tipo B – ABSC – Ambulância de Socorro

Tipo C – ABCI – Ambulância de Cuidados Intensivos

 

Decreto :  https://dre.pt/home/-/dre/64797334/details/maximized?p_auth=O8aJlFEY&serie=I
Diário da República n.º 241/2014, Série I de 2014-12-15

 

Notícias Relacionadas

20 anos de Certificação ISO 9001

Ler Mais

10 Novas ambulâncias para as Divisões Regionais de Saúde da Grécia

Ler Mais

Apoio de 25 mil euros na compra de viaturas 100% elétricas

Ler Mais