A Auto Ribeiro, consciente das suas responsabilidades no cumprimento da legislação ambiental, na promoção e desempenho ambiental, apresenta um conjunto de medidas implementadas nas suas instalações

Saiba mais

Responsabilidade Ambiental

Matérias-primas e subsidiárias
• As matérias-primas e subsidiárias são monitorizadas para uma gestão eficaz e sustentada destes recursos.
• As matérias-primas e subsidiárias são armazenadas em corretas condições de forma organizada de modo a prevenirem o risco de contaminação para o solo.
• Os produtos químicos utilizados na instalação dispõem de Fichas de Dados de Segurança, encontram-se devidamente rotulados e embalados e apresentam-se armazenados sob bacias de retenção de forma a prevenir a contaminação do solo.

 

Água consumida
• Procede à monitorização dos consumos de água para uma gestão eficaz e sustentada deste recurso cumprindo com as obrigações legais constantes da autorização específica.

 

Energia
• A instalação não é uma unidade consumidora intensiva de energia, no entanto, os consumos de energia elétrica e gás natural são monitorizados para uma gestão eficaz e sustentada deste recurso.

 

Emissões atmosféricas
• A instalação dispõem de 4 Fontes Fixas (chaminés) monitorizadas na periodicidade definida pela legislação nacional em vigor sendo que todas elas cumprem com os critérios construtivos igualmente definidos em normativos de referência.
• São efetuadas manutenções programadas aos sistemas de tratamento de efluentes gasosos de modo a garantir a sua eficiência.

 

Águas residuais
• As águas residuais da instalação consideram os efluentes domésticos e os efluentes industriais, após tratamento na Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETARI), existindo na instalação redes separativas para a drenagem das águas residuais (domésticas e industriais) e das águas pluviais. O tratamento físico-químico das águas residuais industriais da instalação é realizado na ETARI existente na instalação.
• São efetuadas medições de autocontrolo das descargas de águas residuais (domésticas e industriais) de acordo com as condições de descarga impostas na Autorização de Descarga das Águas Residuais de Unidade Industrial na Rede Municipal de Saneamento pública.

 

Resíduos
Os resíduos produzidos provenientes das operações produtivas são corretamente separados por tipologia e acondicionados em contentores estanques existentes nos Parques de Resíduos Não Perigosos e Parque de Resíduos Perigosos e encaminhados para operadores de gestão de resíduos devidamente licenciados para o efeito.

 

Formação
Todos os colaboradores da instalação possuem formação e são sensibilizados para as questões ambientais, nomeadamente: gestão correta dos resíduos, procedimentos de emergência ambiental e manuseamento e acondicionamento de produtos químicos.

 

A Auto Ribeiro adota ainda algumas das técnicas identificadas como Melhores Técnicas Disponíveis (MTD) estabelecidas no Documento de Referência no âmbito PCIP para aplicação sectorial, Reference Document on Best Available Techniques for the Surface Treatment of Metals and Plastics (BREF STM), adoptado pela Comissão Europeia em Agosto de 2006 das quais se destacam:

  • ✓ Proteção dos solos e águas subterrâneas;
    ✓ Minimização da utilização de água de refrigeração através do recurso a sistemas de refrigeração em circuito fechado;
    ✓ Redução das perdas de calor nos processos aquecidos;
    ✓ Minimização das perdas de matérias-primas nos sistemas de desengorduramento aquoso, redução da quantidade de produtos químicos e da energia utilizadas por recurso a sistemas de longa duração;
    ✓ Monitorização dos consumos de água e descarga de águas residuais, através da leitura periódica dos contadores;
    ✓ Monitorizar os parâmetros dos banhos, mantendo-os dentro dos limites pré-estabelecidos;
    ✓ Separação dos diferentes tipos de águas residuais de modo a aplicar um tratamento adequado a cada um deles;
    ✓ Prevenção das emissões fugitivas através da extracção e tratamento.
    ✓ Inspecção contínua para detecção de fugas nas tinas de tratamento;
    ✓ Existência de tinas de retenção nos tanques de armazenamento de líquidos;
    ✓ Armazenamento dos produtos perigosos em locais de acesso restrito – Existência de armazém de produtos químicos.
    ✓ Operação do sistema de refrigeração em circuito fechado, evitando perdas de água emissão de calor ou de outras substâncias para as águas superficiais.
    ✓ Aquisição de equipamentos dotados de sistemas que permitam reduzir o consumo;
    ✓ Minimização dos consumos de energia reactiva;
    ✓ Implementação de um plano de afinação regular dos queimadores de gás;
    ✓ Monitorização periódica dos consumos energéticos (energia eléctrica e gás natural).
    ✓ Estabelecimento de um programa de monitorização dos aspectos ambientais da empresa, que inclui: parâmetros a monitorizar, unidade de medida, local, frequência da amostragem e documentação associada.

 

Newsletter Auto Ribeiro

Novidades – Eventos – Promoções – Dicas